top of page
  • Foto do escritorMOHAP Digital

Dimi Zumquê: Um Músico Versátil e Premiado

Conheça os 24 semi finalistas do 29º FESICA - São Simão 200 anos.

Por Renata Robazza


Dimi Zumque com a música '1,2 e...'

Dimi Zumquê, músico, cantor e compositor, é uma figura marcante na cena musical brasileira. Com uma carreira repleta de conquistas e colaborações, ele tem encantado plateias e colecionado prêmios ao longo dos anos.


Seu primeiro trabalho, o disco autoral “RITMOS”, lançado em 1992, recentemente foi “descoberto” por pesquisadores e colecionadores de vinil. A partir daí, Dimi continuou a trilhar um caminho de sucesso. Ele gravou o álbum “FLORA CAJU”, o primeiro disco ao vivo na cidade de Ribeirão Preto, em 1998, e apresentou o show homônimo em diversos SESCs, teatros e casas de espetáculo.


Em 2005, lançou o álbum “Dimi Zumquê Vol 03”, que abrange sambas, funks, baladas e conta com a participação especial do cantor e parceiro Lula Barbosa na faixa “Amor Incondicional”. Além disso, Dimi gravou o CD “homo sapiens” em 2011 e lançou o projeto “Retrato Cantado” (CD e DVD) em 2013, com participações das cantoras Elza Soares e Verônica Ferriani.


Sua música também alcançou reconhecimento internacional, com canções incluídas em coletâneas como “Cachaça Fina”, “Café Buddha” e “Electropicália” (MBB-Music Bank Brazil), além de “The Brazilian Beat” (LoveCat Music), lançadas na Europa e nos EUA.


A trajetória vitoriosa de Dimi em festivais é notável. Ele conquistou o primeiro lugar no I Festival SEMP TOSHIBA Transamérica, no XX FAMA (Festival de Música de Alegre-ES), no 30° Festival Nacional MPB de Ilha Solteira e no e-festival IBM (2004), recebendo o resultado diretamente de Paulinho da Viola. Além disso, venceu o EXPOMUSIC Fest em São Paulo (2006) e o Festival do Descobrimento em Porto Seguro–BA, entre outros.


Como proponente e diretor artístico de projetos ProAC ICMS, Dimi esteve envolvido em iniciativas como “Retrato Cantado”, “Samba Joia em Desfile”, “Bandalheira do Bem” e “Refazenda – Tributo a Gilberto Gil”. Neste ano, ele se prepara para lançar seu quinto álbum autoral, com a participação de suas duas filhas: Julia Lilás e Luisa Farias.




Musica inscrita: '1,2 e...'

A música “1, 2, e…” é uma pérola que nasceu de uma melodia enviada pelo parceiro Josias Damasceno. A letra, apesar de parecer dedicada a uma mulher/namorada, reflete a experiência do compositor e sua resposta a críticas sobre sua obra. Com seu estilo único de interpretação, Dimi conquistou prêmios e continua a encantar o público.



Expectativa para o Festival

São Simão, cidade onde Dimi se apresentou várias vezes no início de sua carreira, tem um lugar especial em seu coração. Ele está feliz por retornar e apresentar sua música em um evento que ressurge forte, proporcionando um espaço importante para os compositores.



Dimi Zumquê é mais do que um músico; ele é um contador de histórias, um artista versátil e um verdadeiro talento da música brasileira.



 


Conheça mais os artistas que estarão conosco no 29 FESICA!! Para mais informações sobre Dimi Zumquê e suas obras, siga-o nas redes sociais.




 


Aguardem! ❯  O 29º Festival Simonense da Canção ❮ está chegando, e será uma sinfonia de emoções, celebração e descobertas.


♩Nos encontraremos lá,

♩com os acordes no ar

♩e o espírito aberto

♩para a música que nos une.


♩Viva São Simão! Viva a música!


 

🎶 29º FESICA - São Simão 200 anos!

🎷 de 05 a 07 de julho de 2024

🎸 Na Praça da República

🎹 São Simão – SP

✪ ENTRADA GRATUITA


Realização:

Prefeitura Municipal de São Simão




4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page