top of page
  • Foto do escritorMOHAP Digital

“Baião da Encruzilhada” - Giu de Castro e João Vasconcelos

Selecionados para o FESICA 2023 - 50 anos de História

Por Renata Robazza


Composição de Laís Gomes e João Vasconcelos, interpretado por Giu de Castro.


Lais Gomes é cantora e compositora, vencedora do concurso "Francis Hime quer conhecer novos letristas" (2020) tornando-se a mais nova parceira deste consagrado compositor brasileiro. Dentre seus trabalhos autorais, disponíveis nas plataformas digitais, destaca-se o disco "Tripas coração" (2019), lançado em parceria com o violonista e compositor João Vasconcelos. Com este trabalho, participou de alguns dos principais festivais de compositores do país, como o 49º Festival Nacional da Canção e o 2º Festival da Canção Brasileira do SESI.


João Vasconcelos é violonista e compositor. Estudou Violão Erudito na Escola Municipal de Música de São Paulo e na EMESP Tom Jobim, onde se formou. Lançou em 2019 o disco “Tripas Coração”, parceria com a cantora e compositora Laís Gomes, com o qual participou de festivais de compositores como Festival Nacional da Canção e Festival da Canção Brasileira do SESI.



Giu de Castro é cantora, atriz, compositora, professora de canto e expressão vocal, diretora teatral e locutora. Suas práticas são majoritariamente focadas na poética, filosofia e técnica da voz, cantada e falada. É bacharel em Artes Cênicas, habilitada em Interpretação Teatral, pela USP, e pós-graduanda em Pedagogia Vocal pela Faculdade de Música Santa Marcelina. Integra desde 2019 o Coral Jovem do Estado de São Paulo e estuda Canto Popular na EMESP Tom Jobim. Integra o grupo vocal Gole Seco, de quatro vozes femininas a capella, com arranjos e canções autorais, em processo de gravação de seu primeiro disco.





História da composição:


A música nasceu de uma melodia que eu (João Vasconcelos) havia composto há tempos. À época eu estava lendo o livro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, e chamei a melodia de “Baião da Encruzilhada”, em referência ao tema abordado no livro. Guardei-a com carinho, mas não fiz letra. Quando surgiu a oportunidade de gravar um disco autoral com minha parceira de composições Laís Gomes (o disco “Tripas Coração”, que lançamos em 2019), mandei a melodia para ela pôr letra e falei sobre o tema do livro. Como estávamos no começo da vida adulta, em um momento de decisões, caminhos a serem tomados, pedi para ela fazer uma letra que combinasse as angústias desse nosso momento à temática do livro – que ela, por coincidência, também havia acabado de ler. A letra retrata o medo dos próprios impulsos, a relação entre a agressividade, a identidade em seus conflitos internos entre impulsos e receio. É sobre a encruzilhada entre a jura de morte e o perdão.




Experiência em participar de outros festivais:


JOÃO VASCONCELOS Já participei duas vezes do Festival Nacional da Canção (uma como compositor e outra como instrumentista) e uma do Festival da Canção Brasileira do SESI. É sempre uma experiência enriquecedora pelo contato com outros compositores e compositoras; pela oportunidade de se conhecer novas cidades; e pela satisfação de mostrar suas canções autorais para o público.




Expectativa em participar do 28º FESICA:


JOÃO VASCONCELOS Estou muito feliz em participar e pela oportunidade de conhecer uma nova cidade e tocar a nossa música para seus moradores. Animado também em conhecer o trabalho de novos artistas!


GIU CASTRO Espero ter contato com novos artistas, conhecer o que se tem feito atualmente na canção brasileira, me estimular e inspirar com outros intérpretes e defender a canção que vamos apresentar da melhor forma possível!



 


Acesse o site e acompanhe nossas redes sociais para conhecer cada um dos selecionados, e já começar a sua torcida!!



 

Vem ai: FESICA 2023 - 50 Anos de muita história!


Preparem seus corações: Este ano realizaremos a 28º Edição com muita música de todos os cantos do Brasil!!⠀

⠀⠀⠀

🎹 Dias 06, 07 e 08 de julho⠀⠀⠀

🎹 Na Praça da República⠀⠀⠀

🎹 São Simão – SP⠀



Realização:

Prefeitura Municipal de São Simão




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page